Cantar dos Reis!

14 dezembro 2009

O Rancho de Alviobeira, desde o início da sua formação, fez os possíveis para reviver a tradição do Cantar dos Reis.
Ano após ano, e já lá vai vinte e dois anos anos, o Rancho tem cantado os reis, sempre acompanhado à concertina pelo Ti Manel.
Admiramos a sua força de vontade, a sua pontualidade, a sua coragem. Nada deita por terra a sua missão, a não ser a chuva, não por si, mas pela sua “amada” concertina, que não pode apanhar água.
No inicio do Rancho, Cantar os Reis era de facto uma momento esperado com muito entusiasmo. Naqueles anos, cantava-mos os reis durante quase uma semana, percorríamos as casas de toda a freguesia, ou quase todas. Nem o frio, nem a chuva, nem a neve nos detinha. Saíamos de casa com mantas e cobertores, mas depois de caminhar, brincar, correr, cantar, o frio acabava por desaparecer.
Actualmente o Rancho continua a percorrer as casas da aldeia, mantendo viva esta tradição, com a mesma força de vontade e entusiasmo.
Para além de proporcionar momentos de convívio únicos, esta actividade é também uma forma de angariação de fundos, tão necessários para a continuidade do Rancho.
Fica aqui o nosso agradecimento a todas as pessoas, que ao longo destes anos, nos têm aberto as portas de sua casa, e nos têm recebido com simpatia e entusiasmo.
A todos o nosso muito obrigado!

Este ano mais uma vez iremos Cantar os Reis, nos dias 2, 3, 4 e 5 de Janeiro.
Logo que possível indicaremos os lugares a visitar e os respectivos dias.

2 comentários:

encantos disse...

...concordo. O Ti Manel é facto uma referência do 'grupo'. Tem uma postura, execução e modo de estar únicos.
Continuem com as janeiras...que nós na minha outra aldeia tb., em 9Janeiro..

claudette disse...

Espero que corra tudo bem, que nao esteja muito frio, pois senao têm que beber umas Mebocainas liquidas!!
Ate dia 6 de Janeiro.
Desejo-vos um Santo Natal.