Mercado da República

07 outubro 2010




Mercado da República
5 de Outubro
Quando o relógio despertou, às oito horas da manhã, demos um salto da cama, embora fosse feriado, o nosso dia não era para preguiças.
À nossa frente estava um dia longo e cansativo, mas que prometia ser recheado de bons momentos.
Vestimos o trajo à pressa e saímos de casa rumo à garagem da Cidália. Era lá que os produtos para venda no mercado se encontravam e era altura de os colocar dentro da carrinha do Rancho, que naquela dia parecia especialmente pequena para tanta coisa.
(A azáfama começou na véspera com a separação dos produtos que foram chegando à garagem da Cidália, trazidos pelos componentes e familiares.)
Chegados à Praça da República, começámos a descarregar tudo e a distribuir os produtos pelas diversas bancas que nos estavam destinadas.
Depois de tudo em ordem, ficámos impacientes pela abertura do mercado, e quando este aconteceu e as pessoas começaram a comprar, esquecemos tudo o resto e tornámo-nos nos melhores vendedores de sempre. Não houve mãos a medir e nem demos pelo tempo passar.
E ali ficámos, vendendo os produtos, mas também conversando, dando explicações de alguns produtos desconhecidos dos nossos clientes, dançando, brincando, confraternizando com os outros ranchos.
Quando o relógio marcou 17h, estava na hora de arrumar tudo e voltar para a casa, com as pernas a doer e os pés cansados, mas com a certeza que cumprimos a nossa missão: divulgar os usos e costumes do nosso povo.

0 comentários: