Cantar dos Reis!

13 janeiro 2011




Foi mais um Cantar do Reis!
Ao fim de vinte e tal anos a Cantar os Reis, pode parecer a muitos que não passa de um cumprir de rotina. Quem assim pensar, está totalmente enganado. Cada ano é recheado de novos acontecimentos, que fazem de cada Cantar dos Reis um momento único que deixa naqueles que participam a vontade de repetir a experiência.
Todos participam nesta actividade, desde os mais velhos, como é o caso do Ti Manel “da concertina”, que não deixa que os seus quase oitenta e um anos o impeçam de nos acompanhar nestas andanças, até aos mais novos, como o Tiago e o João (de três e dois anos).
Três dias intensos de Cantar dos Reis, que deixou o corpo cansado, mas a alma leve.
Muitos foram os momentos alegres, mas falemos de um que nos marcou de uma forma especial. Um lugar onde os olhos daqueles que nos ouviram se encheram de lágrimas e ficaram brilhantes, intensamente brilhantes… onde os sorrisos nos contagiaram pela pureza e pela sinceridade, sorrisos que nos encheram a alma.
Cantámos os Reis, dançamos, tocámos músicas de outros tempos, para gente de “outro tempo”… Fomos ao lar de Nª Srª da Graça em Tomar e vivemos um dos melhores momentos deste cantar dos reis.

Novo Ano!

05 janeiro 2011


Tivemos um final de ano complicado.
Deparámo-nos com a partida inesperada do Sr. António João o que fez despertar as nossas memórias mais profundas, aquelas que pensamos estarem bem guardadas e arrumadas no baú das recordações.
Veio-nos à memória todos aqueles que já não estão connosco e que fizeram parte do Rancho de Alviobeira: Bacalhau, Teresa, Dárcio, Ti Leonor, Ti João, Cotrim…
Para agravar ainda mais esta nostalgia tivemos de fazer a despedida da “Celine” que foi para Angola. Não foi fácil, como nunca é fácil despedirmo-nos daqueles que mais amamos, mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde voltaremos a encontrarmo-nos. À medida que o tempo passa a saudade aumenta. A saudade de todos aqueles que tanto amamos, mas que estão ausentes do país pelos mais diversos motivos: Ricardo, Marina e agora a Celine.
Fica um sentimento de saudade, dos momentos, dos sorrisos, das coisas que passámos juntos, saudade das pessoas… uma saudade que aperta o coração e que chega mesmo a causar dor… Uma saudade que parece ficar ainda mais intensa, nesta época natalícia.
Durante estas últimas semana, não actualizámos o blogue (pedimos desculpa aos nossos seguidores mais atentos), mas tivemos necessidade de um tempo de silêncio, reflexão… de luto.
Fizemos a nossa festa de Natal, no dia 17 de Dezembro. Reunimo-nos no 1º andar do CRC Alvioberia e passámos uma noite agradável à volta da lareira, comendo, falando e revendo os Caminhos Cruzados II.
Depois entrámos de férias.

Mas está aí um novo ano e com ele, desejos, votos e sonhos!
E cá estamos nós, de mangas arregaçadas para começar este ano em grande, com as baterias carregadas, com a força e a vontade que nos é reconhecida!
Estamos prontos para começar a trabalhar, e o Cantar dos Reis está mesmo aí.

Este ano vamos Cantar os Reis nos dias 7, 8 e 9 de Janeiro.
Dia 7 –
Alviobeira
(concentração junto à casa da Cidália – 20H30m)

Dia 8 – Alviobeira e Manobra

Dia 9 – Chão das Eiras, Cêras, Freixo, Outeiro