PRESÉPIO AO VIVO

22 dezembro 2015







 

O fim do ano aproxima-se e com ele a revista aos acontecimentos que nos marcaram ao longo do ano.
Um olhar apressado por tudo aquilo que foi feito e parece-nos muito para um Grupo que trabalha todo ele em regime de voluntariado.
Para além das habituais actuações em Festas e Festivais de Folclore foram muitas as actividades desenvolvidas. O plano de actividades do RFEA é diversificado e para todos os gostos.
Se no inicio do ano, apostamos na criação e ensaio de espectáculos mais arrojados e contemporâneos como o Pulsações ou Intimidades, no último semestre embarcamos nos mercados e feiras, vindima e apanha da azeitona, ronda das adegas, e passamos a ter as mãos calejadas e a sentirmo-nos verdadeiramente homens e mulheres do campo.
Como alguém diz: Os mercados dão saúde, e é aqui que surgem os sonhos e o projeto de um dia criarmos a nossa marca e termos um espaço, como o lagar de Alviobeira, ou a antiga taberna do Candonga, para venda dos nossos produtos e realização de atividades culturais.
A aposta enriquecedora no ciclo do vinho e do azeite, será para repetir nos anos que se seguem, bem como algumas das iniciativas que começaram a fazer parte da agenda de muitas pessoas.
Talvez seja a época de Natal, ou a recordação das actividades desenvolvidas, a verdade é que uma certa nostalgia apodera-se de nós, saudades de momentos, de pessoas que já não estão entre nós, de uma Alviobeira de outros tempos onde o espírito comunitário era mais intenso e mais verdadeiro.
Nós vamos fazendo a nossa parte, fazendo com que Alviobeira aconteça, apostando na dinamização desta terra, desenvolvendo actividades que permitem o encontro entre a comunidade, a animação de rua, fazendo de Alviobeira, uma terra onde as pessoas se encontram e convivem na rua, onde há barulho de crianças e sons de animais, onde os mais velhos passeiam e falam com os mais novos, onde se aquece o coração e a alma com um simples café de cafeteira, uns velhoses, ou uma pinga da Runfeira.
E foi assim neste domingo, no largo do Coval, também ele carregado de simbolismo para as gentes de Alviobeira, que se realizou o Presépio ao vivo e nossa aldeia ganhou vida, movimento e cor.
Foram retratados vários quadros referentes à época que estamos a atravessar, bem como algumas actividades rurais e ofícios.
Venderam-se os nossos produtos: vinho, azeite, licores, vinagres, sal aromático, chás, entre outros, que podem bem serem utilizados como prendas de Natal.
A preparação do Presépio ao vivo não é fácil, a logística é gigante para um Grupo que não parou um segundo durante o ano. Mas o espírito de Natal, apodera-se de nós, nem podia ser de outra forma, dando-nos força para realizar mais uma actividade, e esta não é uma actividade qualquer, é tornar esta Alviobeira numa aldeia Natal.
Aos poucos queremos melhorar e engrandecer esta iniciativa, fazer de Alviobeira, uma aldeia que as pessoas queiram visitar todo o ano e ainda mais nesta época de Natal.
Tudo tem que ser montado no local, muitos são objetos a transportar, os animais, os utensílios, enfim todo o cenário, no final de contas são muitas horas de trabalho voluntário.
Mas afinal não é este o espírito de Natal? Aquele que parece andar esquecido, ou adormecido! Simplesmente DAR-SE!? Tão simples e tão dificil!
Para valorizar os cenários, recorremos a pessoas amigas, já habituadas aos nossos pedidos e às quais agradecemos desde já toda a disponibilidade e colaboração.
Para além dos amigos habituais, tivemos também a preciosa colaboração do Sr. Leonel António, que ao longo dos anos foi criando nos pavilhões da FAI, um núcleo museológico de grande valor, mas que infelizmente e vai-se lá saber porquê, carece de apoio e interesse por parte das autoridades competentes, para ganhar maior visibilidade e dignidade e devolver a tantas peças a importância que tiveram em outros tempos. Nós RFEA, estamos disponíveis para dar vida ao espaço e às muitas histórias associadas aos milhares de peças e utensílios existentes naquele espaço.
O tempo ajudou e as pessoas marcaram presença acarinhando mais uma vez o trabalho deste Grupo.
E o largo do Coval, fez lembrar os tempos em que ali se passavam divertidas tardes de domingo, animadas pelas cantigas, danças, brincadeiras e namoricos.
Resta-nos desejar a todos um Santo Natal e votos e um ano de 2016 cheio de projectos e sonhos.
Nós prometemos que continuaremos a sonhar e a realizar sonhos, nesta Alviobeira que para acontecer, basta querer.
Nós voltaremos logo no primeiro dia do ano, andaremos a cantar os Reis porta à porta e a desejar a todos um bom ano.


2 ª Ronda das Adegas

04 dezembro 2015















Pelo segundo ano consecutivo o RFEA realizou a Ronda das Adegas, uma iniciativa que surgiu do facto deste Grupo se ter dedicado em 2014 ao ciclo do vinho, fazendo pela primeira vez a produção do seu próprio vinho e água pé.
Em boa altura decidimos apostar nesta Ronda que teve desde o primeiro momento grande aceitação e rasgados elogios. Este ano, e porque o ano passado a Ronda logo na sua primeira edição tinha surpreendido, trabalhámos ainda mais para não defraudar as expectativas. E se a fasquia estava lá bem no alto, pensamos que conseguimos, este ano, mantê-la.
O ano de 2015, foi para este Grupo o ano dedicado ao Ciclo do Azeite, vivemos emoções únicas com a apanha da azeitona e com a sua moagem no lagar. Descobrimos a magia dos lagares de azeite, aprendemos a apreciar o cheiro e o sabor desta gordura vegetal de grande aproveitamento a todos os níveis. Isto foi o suficiente para juntar à Ronda das Adegas a passagem por alguns lagares de azeite existentes na freguesia mas que infelizmente já não se encontram em funcionamento. Pelos locais que passámos, fomos provando vinho, azeite, licores, tudo produção deste Grupo.
Difícil a tarefa de colocar em palavras os momentos vividos e sentidos na 2ª edição da Ronda das Adegas.
Foi um dia intenso, cheio de emoções e de memórias. Em alguns momentos houve olhos rasos de água, pela intensidade dos momentos ou apenas pelas saudades, noutros risos de alegria e puro divertimento proporcionado pelo convívio e pelas encenações que foram feitas ao longo do percurso. O dia dedicado à Ronda da Adegas é, para quem participa, um dia longo, intenso e cansativo para o corpo, mas grandioso para alma, que fica mais “aberta”, mais leve, liberta e enriquecida. Há quem diga que são muitas coisas num só dia, mas o objectivo é esse mesmo, a ronda não termina no fim do dia, acompanha-nos durante toda a noite; que apesar do cansaço ser muito nem sempre é fácil dormir; e também durante toda a semana. Nos dias que se seguem a nossa mente incumbir-se-á de rebobinar os momentos vividos, os pormenores observados, os cheiros sentidos, os sabores provados e todo esse banquete servirá para nos “alimentar” nos momentos mais solitários e intimistas.
São as vitaminas necessárias para uma vida saudável, às vezes ali mesmo à mão de semear e que muitos teimam em ignorar.
A ronda é por assim dizer um armazenar de emoções, para depois serem digeridas com calma e lentamente durante os dias que se seguem.
A ronda teve início pelas 8H30 em Alviobeira onde foi servido o mata bicho (passas de figo e aguardente), logo seguido de umas sopas de cavalo cansado e um caldo quente de couve, feijão e massa. E com o estômago reconfortado e aquecido, deu-se início a uma ronda que percorreu as ruas de Alviobeira e passou pelo Vale Carneiro, Outeiro, Freixo e Ceras. A Runfeira foi o lugar escolhido para o descanso merecido dos “guerreiros” e não podia ser de outra maneira, lá está a nossa adega e o nosso azeite foi produzido com as azeitonas da Quinta da Runfeira.
E com os produtos que esta terra nos dá, com a alegria que vem de dentro, com a genuinidade desta gente, estão reunidos os ingredientes necessários para um dia bem passado.
Os momentos musicais estiveram a cargo do Hugo Mendes, Dora Antunes, Ana Fernandes e Jorge Roberto e tiveram lugar na casa do Sr. Armando no Freixo, no Lagar da Boucha em Ceras, na quinta da Runfeira e no lagar em Alviobeira.
O resto da animação esteve a cargo dos elementos do Rancho, verdadeiros artistas e o workshop sobre azeite e suas utilizações foi dado pela Ti Júlia no lagar de Cêras. A preparação da Ronda das adegas não é fácil, a escolha dos lugares a visitar e limpeza de alguns, a definição da rota, a preparação da animação e a confecção da comida, envolve todo o Rancho que “perde” muitas horas na organização do evento.
Querer fazer muito, com pouco, é sempre o ponto de partida deste Rancho. De referir que esta organização embora seja gigante, é patrocinada pelo Rancho, componentes e amigos, e que não tem orçamentos milionários, a sua única riqueza, como diz o poeta é ver. E para ver melhor é preciso voar mais alto, arriscar, lançar-se à aventura.
Por fim, como não podia deixar se ser um obrigado ao donos das adegas, lagares, tabernas e casas e celeiros que abriram as portas e permitiram que esta Ronda fosse aquilo que foi: espetacular!
E desta forma, Alviobeira acontece!