PRESÉPIO AO VIVO

22 dezembro 2015







 

O fim do ano aproxima-se e com ele a revista aos acontecimentos que nos marcaram ao longo do ano.
Um olhar apressado por tudo aquilo que foi feito e parece-nos muito para um Grupo que trabalha todo ele em regime de voluntariado.
Para além das habituais actuações em Festas e Festivais de Folclore foram muitas as actividades desenvolvidas. O plano de actividades do RFEA é diversificado e para todos os gostos.
Se no inicio do ano, apostamos na criação e ensaio de espectáculos mais arrojados e contemporâneos como o Pulsações ou Intimidades, no último semestre embarcamos nos mercados e feiras, vindima e apanha da azeitona, ronda das adegas, e passamos a ter as mãos calejadas e a sentirmo-nos verdadeiramente homens e mulheres do campo.
Como alguém diz: Os mercados dão saúde, e é aqui que surgem os sonhos e o projeto de um dia criarmos a nossa marca e termos um espaço, como o lagar de Alviobeira, ou a antiga taberna do Candonga, para venda dos nossos produtos e realização de atividades culturais.
A aposta enriquecedora no ciclo do vinho e do azeite, será para repetir nos anos que se seguem, bem como algumas das iniciativas que começaram a fazer parte da agenda de muitas pessoas.
Talvez seja a época de Natal, ou a recordação das actividades desenvolvidas, a verdade é que uma certa nostalgia apodera-se de nós, saudades de momentos, de pessoas que já não estão entre nós, de uma Alviobeira de outros tempos onde o espírito comunitário era mais intenso e mais verdadeiro.
Nós vamos fazendo a nossa parte, fazendo com que Alviobeira aconteça, apostando na dinamização desta terra, desenvolvendo actividades que permitem o encontro entre a comunidade, a animação de rua, fazendo de Alviobeira, uma terra onde as pessoas se encontram e convivem na rua, onde há barulho de crianças e sons de animais, onde os mais velhos passeiam e falam com os mais novos, onde se aquece o coração e a alma com um simples café de cafeteira, uns velhoses, ou uma pinga da Runfeira.
E foi assim neste domingo, no largo do Coval, também ele carregado de simbolismo para as gentes de Alviobeira, que se realizou o Presépio ao vivo e nossa aldeia ganhou vida, movimento e cor.
Foram retratados vários quadros referentes à época que estamos a atravessar, bem como algumas actividades rurais e ofícios.
Venderam-se os nossos produtos: vinho, azeite, licores, vinagres, sal aromático, chás, entre outros, que podem bem serem utilizados como prendas de Natal.
A preparação do Presépio ao vivo não é fácil, a logística é gigante para um Grupo que não parou um segundo durante o ano. Mas o espírito de Natal, apodera-se de nós, nem podia ser de outra forma, dando-nos força para realizar mais uma actividade, e esta não é uma actividade qualquer, é tornar esta Alviobeira numa aldeia Natal.
Aos poucos queremos melhorar e engrandecer esta iniciativa, fazer de Alviobeira, uma aldeia que as pessoas queiram visitar todo o ano e ainda mais nesta época de Natal.
Tudo tem que ser montado no local, muitos são objetos a transportar, os animais, os utensílios, enfim todo o cenário, no final de contas são muitas horas de trabalho voluntário.
Mas afinal não é este o espírito de Natal? Aquele que parece andar esquecido, ou adormecido! Simplesmente DAR-SE!? Tão simples e tão dificil!
Para valorizar os cenários, recorremos a pessoas amigas, já habituadas aos nossos pedidos e às quais agradecemos desde já toda a disponibilidade e colaboração.
Para além dos amigos habituais, tivemos também a preciosa colaboração do Sr. Leonel António, que ao longo dos anos foi criando nos pavilhões da FAI, um núcleo museológico de grande valor, mas que infelizmente e vai-se lá saber porquê, carece de apoio e interesse por parte das autoridades competentes, para ganhar maior visibilidade e dignidade e devolver a tantas peças a importância que tiveram em outros tempos. Nós RFEA, estamos disponíveis para dar vida ao espaço e às muitas histórias associadas aos milhares de peças e utensílios existentes naquele espaço.
O tempo ajudou e as pessoas marcaram presença acarinhando mais uma vez o trabalho deste Grupo.
E o largo do Coval, fez lembrar os tempos em que ali se passavam divertidas tardes de domingo, animadas pelas cantigas, danças, brincadeiras e namoricos.
Resta-nos desejar a todos um Santo Natal e votos e um ano de 2016 cheio de projectos e sonhos.
Nós prometemos que continuaremos a sonhar e a realizar sonhos, nesta Alviobeira que para acontecer, basta querer.
Nós voltaremos logo no primeiro dia do ano, andaremos a cantar os Reis porta à porta e a desejar a todos um bom ano.


0 comentários: