FESTIVAL DE FOLCLORE

20 abril 2017



O Rancho de Alviobeira vai bem, obrigado!
Criado no ano de 1988, como uma associação sem fins lucrativos, destinada a recolher, preservar e divulgar os usos e costumes dos seus antepassados assim como a promover eventos etno-folclóricos, culturais, sociais e comunitários, o RFEA tem realizado diversas atividades de grande significado não apenas para a dinamização da vida desta aldeia, mas para a preservação da memória de um povo.
Já com uma idade de merecer respeito, o nosso Rancho está de parabéns.
Fruto de uma necessidade sentida pelos jovens de ocupar os seus tempos livres, pois nessa altura a oferta era pouca, um grupo de jovens decidiu formar um Rancho. Hoje ele é muito mais do que uma forma de ocupar os tempos livres, é uma referência folclórica, etnográfica e cultural, na aldeia, no concelho e no País.
Muitas foram as pessoas que por aqui passaram, atualmente são cerca de cinquenta componentes, cinquenta vontades e personalidades distintas. Não é, nem será fácil. Requer capacidade de diálogo, proximidade e aceitação das críticas. Liderar este Grupo requer muita dedicação, abertura e capacidade para estabelecer consensos, porque a liderança é uma ação e não apenas uma posição.
Se há vinte e noves anos atrás o desafio era grande, hoje ele é ainda mais desafiante. Deparamo-nos com novas realidades sociais e culturais, com uma geração diferente daquela que existia à vinte e nove anos atrás com mais e variadas ofertas culturais, o que tem afastado alguns jovens dos ranchos e das associações. Felizmente que por cá esse afastamento não se sente, no entanto é preciso um esforço adicional para não ficarmos parados e agarrados ao passado, reinventando-nos e inovando continuadamente.
O mês de Abril é o mês do nosso aniversário e por isso as atividades intensificam-se ainda mais, proporcionando a todos que visitam esta aldeia um conjunto variado de atividades.
O aniversário do Rancho celebra-se em plena Primavera, é o começo de um novo ciclo, é a estação do despertar. Nesta estação, saímos da introspeção do inverno e passamos a florescer e a despertar. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade e nos torna mais otimistas, observadores e determinados.
Que a primavera, como momento de florescimento, recomeço, clareza e iluminação, nos inspira a procurar um significado para a vida. Que saibamos sempre buscar luz e força interior, essenciais para continuar a percorrer o caminho.
Que este aniversário seja um momento de aprender a olhar os nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal e que saibamos permanecer juntos, porque só assim podemos fazer mais e melhor.
Sabemos que o desafio é grande e permanente, mas acreditamos que a nossa vontade é maior, porque somos/queremos um Rancho, sem medo de errar, capaz de assumir desafios e que projeta um futuro.



0 comentários: