SERRAR DA VELHA

05 abril 2017
















O Rancho Folclórico de Alviobeira abriu com chave de ouro as atividades de Abril, que por ser o mês do seu aniversário, oferece um programa bastante intenso e variado para todos os públicos.
O Serrar da Velha tradição antiga e bem conhecida das gentes de Alviobeira, foi a alguns anos atrás recuperada pelo Rancho que inicialmente optou pela recriação ao ar livre, aproximando-a do original, mas que depressa percebeu que o Serrar da Velha teria que passar por um espetáculo de palco, já que as nossas aldeias já não são tão silenciosas, escuras e místicas como noutros tempos.
O Rancho viu-se assim obrigado a repensar a forma de manter viva a tradição e despertar nas pessoas a vontade de assistir à recriação/espetáculo, acabando por optar por apresentá-lo  num espaço fechado.
O Serrar da Velha, acontecia a meio da Quaresma que era um tempo de silêncio profundo e para todos um intenso período de respeito e devoção.
A Quaresma prolonga-se desde a quarta feira de cinzas até ao sábado de Aleluia, e antigamente este era um tempo de penitência e jejum para todos os fiéis.
Muitas eram as proibições, que passavam por não comer carne, não dançar nem cantar e as pessoas continham as gargalhadas.
O ano passado, o Serrar da velha, recorrendo ao uso de tecnologias multimédia, explorou o ambiente sombrio e triste da aldeia durante a Quaresma.
Este ano e porque gostamos de fazer diferente, optámos por uma comédia que arrancou muitas gargalhadas da assistência.
Assim no salão do CRC, no primeiro de Abril, dia das mentiras, mas que não impediu que a velha tivesse dito algumas verdades, foi apresentado mais um Serrar da Velha.
A peça desenvolvia-se num lar de idosos particular, administrado pela D. Maria dos Anjos, que de anjo tinha pouco, uma mulher autoritária e de pouca compaixão para com os seis idosos residentes do lar. Fazia ainda parte do elenco uma empregada, que não tinha mãos a medir para cuidar de todos os idosos e que era apenas auxiliada pela sua filha menor. Este lar recebeu a visita da animadora Vanessa, do Dr. Rufino e do padre António.
A ligação da peça ao Serrar da velha era feita através de uma das idosas, a Sr.ª Albertina a quem a Dona do lar administrava soníferos, para não incomodar com as suas histórias e que sempre que acordava, ia relatando a tradição do serrar da velha.
No final, ouviu-se o testamento do Serrar da Velha que contemplou várias pessoas.
O Serrar da Velha sempre foi um momento ansiado mas um pouco temido, pois a velha tem a língua afiada e não tem medo de dizer a alta voz aquilo que muitos pensam e vão dizendo a socapa.
No dia seguinte ainda com o Serrar da Velha na boca das pessoas e com sorrisos rasgados na cara, a população compareceu mo dia seguinte na escola primária para assistir a uma secção de cinema. O filme apresentado foi Caminhos Cruzados, um filme produzido pelo RFEA.
Para dar continuidade às comemorações do nosso aniversário, realizar-se-á no próximo domingo dia 9 de Abril, o almoço de aniversário no salão Paroquial, no dia 22 de Abril o Festival de Folclore no CRCA e no dia 29 a Gala de Aniversário no mesmo local.
Alviobeira acontece em Abril.

0 comentários: