MOSTRA DE CHEIROS E SABORES E ENCONTRO DE FOLCLORE INFANTIL

12 outubro 2017












No início do Outono chegam os Cheiros e Sabores a Alviobeira, esta é uma iniciativa conjunta do Rancho de Alviobeira e do Conselho Pastoral Paroquial com a colaboração dos vários lugares da Paróquia.
O evento vai já na sua XI edição e agrega à mostra de cheiros e Sabores o Encontro de Folclore Infantil que este ano contou com a presença do Grupo da casa, do Rancho Infantil "As Pedrinhas" da Sicó - Abiul e do Grupo de Tradições Infantis do R. Folclórico de S. Miguel de Carregueiros- Tomar.
A edição deste ano dos "Cheiros e Sabores" foi buscar nos jogos tradicionais inspiração para a decoração das tasquinhas e para a animação do próprio evento.

Durante todo o dia foi possível para além de saborear os vários pitéus dos doces aos salgados, brincar nos jogos tradicionais.

A quem percorreu as diversas tasquinhas foi possível, treinar a pontaria no jogo das latas do Chão das Eiras, fazer habilidades no jogo do peão de Alviobeira, puxar pela cabeça no jogo do galo do Rancho, por à prova a forma física e a rapidez no jogo dos sacos de Ceras, medir forças no jogo da corda do Ventoso e brincar no Freixo.

Também o Rancho Infantil de Alviobeira desenvolveu a sua atuação à volta do tema brincar, desenvolvendo várias brincadeiras e jogos infantis que foram passando de geração em geração, mas que hoje com a modernidade e com os avanços da tecnologia correm o risco de serem esquecidos se não fizermos um esforço conjunto na sua recuperação.

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar a criatividade para criá-los. Usavam troncos de madeira, pedrinhas, pinhas, para fazer animais, além de brincadeiras como o peão, a macaca, cantigas de roda, anel anel, entre muitas outras, e assim, se divertiram por décadas e décadas.

Embora o Outono tivesse chegado na semana passada, o sol fez questão em marcar presença nos "Cheiros e Sabores" e brilhou durante todo o dia, iluminando o adro da Igreja de Alviobeira, que se encheu de cor, cheiros, sabores e saberes, proporcionando um dia agradável de convívio entre vizinhos, paroquianos, amigos e visitantes.

Eu gosto do cheiro da minha terra, é único e especial assim como é a minha terra e por isso esta mostra de Cheiros e Sabores cheira a Alviobeira, e aos diferentes lugares da Paróquia também eles com cheiros tão próprios e tão deles.

Se pedirem para descrevê-lo, não saberei fazê-lo, mas sabe a doce, salgado, ácido e amargo, é picante e aromatizado, suave e intenso, quente, morno e frio, aquece o coração, refresca o corpo e sacia a alma.

Este é o cheiro e o sabor da minha terra... da nossa terra... o cheiro de uma Alviobeira pequena mas acolhedora, simples mas brilhante... de uma Alviobeira que acolhe neste dia todos os lugares da Paróquia e que ganha outra dimensão, uma Alviobeira pequena mas do tamanho do mundo e da generosidade de todos os que nela trabalham para fazer Alviobeira Acontecer.













0 comentários: