SERRAR DA VELHA EM VERSÃO A TARDE É NOSSA

04 abril 2018





Este ano o serrar da velha foi apresentado em versão de programa televisivo.
A Tarde é Nossa foi um programa muito especial, todo ele dedicado à tradição do Serrar da Velha, ao dinamismo do RFEA e de Alviobeira.
Para falar da tradição, do Rancho e de Alviobeira, estiveram em estúdio diversas personagens tão bem conhecidas do panorama social e político da freguesia e do concelho.
Desde que o Rancho decidiu fazer a recriação da tradição, tem vindo a apresentá-la ao público das mais diversas formas, mas sempre recorrendo ao humor, sátira e ironia.
Os menos "corajosos" preferem ficar no café, a jogar dominó ou em frente à televisão, manifestando um aparente desinteresse no Serrar da Velha e falta de consideração pelo trabalho desenvolvido pelo mesmo (comportamento não condizente com os valores do associativismo), apenas para não serem confrontados com o testamento da velha que por vezes é incómodo e embaraçoso.
Aqueles que querem apoiar o Rancho, divertirem-se e "matar" a curiosidade sobre o testamento, não perdem o Serrar da Velha e nem o mau tempo os demove desta atividade, que já a alguns anos faz parte do plano de atividades do Rancho e é sem dúvida um espetáculo mais direcionado para a população da freguesia, pois os momentos, assuntos e pessoas retratadas são na sua maioria apenas identificadas pelas pessoas da aldeia.
Com o objetivo de explicar a tradição, para quem ainda não está familiarizada com a mesma e proporcionar uma noite de diversão, criou-se o espetáculo do passado sábado, que aliou a reflexão teórica sobre o tema a momentos de humor.
Este ano a velha, talvez por estar concentrada nas comemorações do 30º aniversário do RFEA, foi meiga e o testamento reduzido às pessoas que estiveram presentes no programa.
Uma palavra de agradecimento aos “artistas” que não sendo profissionais, desempenham o papel com total entrega e profissionalismo.
Que a capacidade de rirmos de nós próprios e dos outros esteja sempre presente nas nossas vidas. Só assim vale a pena viver.


0 comentários: