Pedir os Bolinhos!

12 outubro 2009

Bolinhos, bolinhos em louvor de todos os santinhos!

No 1 de Novembro, dia de "Todos os Santos", era tradição em Alviobeira, as crianças, com os seus sacos de retalhos, irem de porta em porta, pedir os bolinhos.
Quando chegavam a uma casa da aldeia diziam com alegria: "bolinhos, bolinhos em louvor de todos os santinhos!"
Quase sempre as portas se abriam e aparecia a dona da casa com uma mão cheia de figos secos, tremoços, castanhas, nozes e umas "brendeiras" doces.
Num tempo onde as dificuldades eram muitas, o dia de todos os santos era esperado com muita ansiedade por todas as crianças da aldeia.


Com o objectivo de reviver a tradição, no dia 1 de Novembro o Grupo Infantil de Alviobeira, vai percorrer as casas da aldeia pedindo os bolinhos!

No mesmo dia a partir das 15 horas, as portas do Museu Rural e Etnográfico de Alviobeira, vão estar abertas, para receber todos aqueles que queiram nos dar o prazer da sua visita.
Teremos uma mesa repleta de frutos secos, "brendeiras", tremoços... sem esquecer a boa água pé!


Venha ao Museu

No dia de todos os Santinhos

Prove a água pé

e coma também um bolinho!

3 comentários:

Nela disse...

Para o dia 1 de Novembro, pede-se a colaboração de todos os componentes, trazendo alguma coisa para comer, como por exemplo: nozes, bolos, castanhas, tremoços, etc.
É para vir trajado.
Nela

Xana disse...

Então a direcção do rancho não tem uns simples bolos para dar ao povo. Então mudem o lema " Alviobeira é boa terra não dá nada a quem passa, se não tiver dinheiro passa fome que é uma desgraça"

encantos disse...

,...não possso estar mas ...estive sempre e durante muitos anos nos 'santos', de taleiga à s costas, porta a porta, tremoços, pão doce Eram momentos únicos e verdadeiros...