Foi num ambiente animado e com muita gente que decorreu a 4º Mostra de Cheiros e Sabores e o Festival de Folclore Infantil, no passado dia 26, no adro da igreja de Alviobeira.
Logo pela manhã começaram a chegar as pessoas dos diversos lugares da freguesia para iniciar os preparativos. O trabalho inicial consistia na ornamentação das tasquinhas, tarefa da responsabilidade de cada lugar. E este ano fomos surpreendidos pelo empenho e pela dedicação de todos aqueles que desenvolveram esforços no sentido de tornar a tasquinha do seu lugar a mais bonita. E tivemos desde a tradicional murta e flores de papel, até à original decoração da tasquinha da Portela de Nexebra e Benfica, criada à volta do tema: o trigo e as palmeiras. Uma ideia que na prática resultou muito bem.
Embora a azafama tenha começado logo pela manhã, só no fim da missa, presidida pelo Padre Sérgio, é que houve lugar à abertura das tasquinhas, nas quais se encontravam os mais diversos petiscos e doçarias da terra, de fazer crescer água na boca.
Durante toda a tarde as pessoas que neste dia visitaram Alviobeira, e foram muitas, puderam percorrer as diversas tasquinhas e escolher aquilo que mais lhe “enchia o olho”.
Por volta das 18h, deu-se inicio à tarde de Folclore Infantil, com a participação de dois Ranchos do concelho de Tomar, nomeadamente Alviobeira, como não podia dexar de ser e Carregueiros e dois Ranchos de outras Regiões, Pego (Abrantes) e Tábua.
Os pequenitos, com as suas danças, cantares e brincadeiras encantaram os presentes. E no fim de cada dança choveram aplausos para incentivar os pequenos grandes artistas.
No final do espectáculo, ainda houve tempo para percorrer mais uma vez as tasquinhas e comer mais um doce.
De referir que esta actividade, realizada em conjunto pelo Rancho e Conselho Pastoral, só é possível, devido à espectacular colaboração dos lugares da freguesia, que neste dia unem esforços para tornar este evento um sucesso. E de facto conseguiram!
Um bem aja a todos que contribuíram para esta iniciativa. Que bonito é ver toda a freguesia a trabalhar com o mesmo objectivo.
Fica a vontade de repetir o evento que já vai na sua 4º edição e que tem pernas para andar.
0 comentários:
Enviar um comentário