O entrudo!

02 fevereiro 2010

Em épocas passadas, o Entrudo era uma época de divertimento e pura alegria.
A animação era grande. Quase todas as pessoas mascaravam-se (quase sempre de cara tapada para não serem reconhecidas) e iam para a rua onde pregavam partidas uns aos outros.
No Domingo gordo fazia-se a despedida da carne, pois a Quaresma estava à porta, por isso a ementa nesse dia era especial, uma galinha ou galo cozido (com um chouriço dentro).
A Quaresma prologam-se desde a quarta feira de cinzas até ao sábado de Aleluia, e antigamente este era um tempo de penitência e jejum para todos os fiéis.
Era um período respeitado por todo o povo de Alviobeira.
Não se fazia bailaricos, não se cantava, nem se comia carne. Por isso o Carnaval tinha que ser vivido ao máximo! o tempo que aí vinha era de recolhimento!

1 comentários:

encantos disse...

'Era um período respeitado por todo o povo de Alviobeira'.sim e aquela religiosidade da época era determinante.Em 1956(!), suponho, ao tentar-se realizar um baile na tarde de sábado de Páscoa...na casa que é hoje do sr A.João, -então era do sr.Ivo- um acidente grave aconteceu ali bem pertinho, a metros, castigo de Deus disse-se na altura: uma mula tirando agua no engenho dele, 'dono do baile e da mula'...o engenho e muros desmoronaram-se e 'ela' morreu e foi uma tragédia para o povo de então 'filosofar' à sua maneira.
verdadeiramente isto aconteceu, as razões continuam se calhar a dividir opiniões...!