NATAL ACONTECE

02 janeiro 2019

















O RFEA realizou no passado domingo dia 23 de Dezembro, no largo do Coval em Alviobeira, a actividade “Natal Acontece”.
Quase a chegar ao final de 2018 e depois de um ano de intensa actividade, o Rancho quis mais uma vez, proporcionar às pessoas da aldeia e aos visitantes a possibilidade de conviver, partilhar momentos, histórias, conversas, sorrisos e abraços.
Uma festa simples, a exemplo da simplicidade do menino Jesus que escolheu um estábulo para nascer. Celebrar o Natal com o coração aberto à simplicidade e reaprender a dar valor às coisas simples da vida, foi o principal objectivo do Natal Acontece!
Dedicar tempo é o melhor presente que podemos dar a alguém, não há tempo mais valioso que o que passamos com quem amamos. Infelizmente só percebemos isto quando já é tarde de mais e já perdemos a possibilidade de dar este valor às pessoas que nos rodeiam. Este foi o nosso presente de Natal para todas as pessoas que nos acompanharam, incentivaram e inspiraram ao longo de 2018 e retribuíram com tempo, o tempo que lhe foi dedicado.
Gostamos nos nossos eventos de premiar o encontro, o toque, os cheiros e os sabores de um antigamente que embora pobre era recheado de momento únicos de alegria, partilha e solidariedade.
Num Natal cada vez mais frenético e consumista, oferecemos a simplicidade de uma festa, onde na pobreza, simplicidade e alegria reside a magia do Natal e a possibilidade de fazer acontecer Natal dentro do nosso coração.
Pobreza, simplicidade, alegria: são palavras extremamente simples, elementares, mas das quais, hoje em dia, temos medo e quase vergonha. Que saibamos, no silêncio do nosso coração, eliminar os excessos e na simplicidade que conduz à verdadeira alegria encontrar espaço e tempo para dedicar aos outros.
Nesta tarde, trouxemos memórias de outros tempos, dos tempos dos nossos avós e bisavós, tempos onde faltava muita coisa, principalmente bens materiais, mas onde abundava a alegria, a solidariedade, a partilha.
Antigamente, nesta época de Natal, não havia luzes, música de Natal, prendas, mas havia um velhoses e café de cafeteira, havia lareira acesa e havia um tronco a arder no largo da aldeia, onde os vizinhos se reuniam como uma grande família.
Havia intimidade, proximidade, encontro e partilha.
A aldeia ficava ainda mais próxima e solidária, uma grande família que se reunia e que do pouco fazia muito, pois na partilha estava a abundância.
Quem passou pelo Coval, (um pequeno largo situado a meio da Rua do Comércio e assim conhecido pelos mais antigos da aldeia e que reza a história que foram encontradas panelas enterradas com moedas e outros objectos de valor. Por isso diziam: “este lugar é o que nos vale”, dando origem a Coval, resultante da junção das palavra que e vale), teve a oportunidade de passar uma tarde bem animada, com a presença do Coro Paroquial de Alviobeira, do Grupo Pedra e Cal e do Rancho de Alviobeira.
Pode ainda ver o presépio ao vivo, deliciar-se com os mais variados doces expostos na mesa da consoada, provar os licores feitos pelo RFEA e levar para casa algumas lembranças feitas pelo RFEA.
O RFEA logo no inicio do ano irá cantar os Santos Reis e desejar a todos um ano de 2019 repleto de coisas boas e onde não falte a paz, saúde, alegria, memórias mas também sonhos e projectos, porque nunca somos demasiados velhos para sonhar e para concretizar sonhos.
Desejamos a todos Festas felizes.





0 comentários: