42º ANIVERSÁRIO DO CRCA

20 fevereiro 2019






















FOTOS: ANTÓNIO FREITAS

O Centro Recreativo e Cultural de Alviobeira fez 42 anos e nós estivemos lá.
Onze anos de vida separam o Centro e o Rancho, mas os dois cresceram juntos.
Embora pertencentes a associações distintas, com estatutos e direções próprias, as duas associações: Centro Recreativo e Cultural de Alviobeira e Rancho Folclórico e Museu Rural de Alviobeira, sempre partilharam para além do espaço, atividades, momentos, projetos e sonhos.
O primeiro ensaio do Rancho foi feito no primeiro andar deste edifício e desde então esta tem sido a sua casa, onde cresceu como associação e onde sempre reuniu a sua família.
É nesta casa, que ensaiamos, que realizamos o nosso festival de folclore e onde damos asas à nossa criatividade, apresentando sempre no palco da associação, os nossos espetáculos. Fazemos questão que os nossos projetos sejam vistos em primeira-mão na nossa casa, antes de ganharem asas e pisarem outros palcos mais “importantes”.
No CRCA, sentimo-nos em casa! Esta é efetivamente a nossa casa e temos feito de tudo para a tornar mais dinâmica, cultural e socialmente falando.
Embora o Rancho de Alviobeira seja uma associação com uma direção, esta nunca entrou em conflito com a direção do CRCA, embora tenhamos foras diferentes de estar e de funcionar. Há muito que o Rancho rompeu com o estereótipo de associação, dando maior relevo à proximidade e à discussão dos assuntos, problemas, e projetos como de uma família se tratasse. E somo-lo de facto. Aqui os assuntos são falados não em reuniões, mas em conversas nos finais dos ensaios, os formalismos de uma associação são normalmente esquecidos agilizando os processos e permitindo a realização de um extenso e intenso plano de atividades.
Nesta família há de tudo, bons e maus momentos, diálogo e zangas, amuos e disparates, mas também há amizade verdadeira que nos permite perdoar e pedir perdão, esquecer e ultrapassar as dificuldades. Uma família onde a porta de casa está sempre aberta, acolhendo quem nos procura e libertando quem aqui não quiser estar.
Para quem pertence ao Rancho há trinta e um anos, recorda-se certamente das muitas direções que passaram pelo Centro Recreativo e Cultural de Alviobeira.
Convivemos e trabalhámos com todas elas, mas se recordamos algumas com saudades, há outras que há muito esquecemos, falamos daquelas que se recusaram a trabalhar em equipa, esquecendo-se de que juntos podemos chegar mais longe e mais rápido.
Tudo se passou, ou melhor se ultrapassou… ficam os bons momentos, fica a “obra” feita, fica o exemplo de muitos Homens de bem, fica o encontro da comunidade, fica o associativismo, fica Alviobeira, ficam as pessoas e muitas memórias.
Parece que foi ontem, mas a verdade é que o Centro Recreativo e Cultural de Alviobeira já fez 42 anos e nós (rancho) estivemos lá, ainda que o único lugar disponibilizado tenha sido o palco, diga-se de passagem o nosso local de eleição, onde nos sentimos realmente bem; já o almoço foi partilhado pela direção, sócios, não sócios, associações e convidados.
Uma palavra de apreço e gratidão a todas as pessoas que sonharam com esta “casa” e que nela trabalharam e trabalham, despretensiosamente, gratuitamente e apaixonadamente.
Nós, Rancho, por cá continuamos, sempre dispostos a colaborar com o CRCA e a fazer Alviobeira acontecer! Em todas as frentes!


0 comentários: